quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Aqüífero Guarani - Acuífero Guaraní

Idioma: Português
A MAIOR RIQUEZA DO MERCOSUL

Vamos falar um pouco da maior riqueza que possuem os países do Mercosul.
O Aqüífero Guarani se estende entre as bacias dos rios Paraná, Uruguai e Paraguai e, segundo as últimas estimativas, seria o maior curso de água sob a terra do mundo. Com uma superfície e 1.194.000 km2, distribui-se entre Brasil - 70%, Argentina - 19%, Paraguai - 6% e Uruguai - 5%. Há estudos que indicam que o Guarani se estenderia na Argentina por uma superfície muito maior, chegando até os grandes lagos cordilheiranos argentinos.
Sua capacidade é impressionante: o Guarani pode abastecer de água potável toda a população mundial numa média de 100 litros por dia durante 200 anos.
É aqui que começam os problemas. Na Europa já padecem de falta de água, pois apenas 5 de seus 55 rios não estão contaminados e em EUA as reservas se acabam, já que 40% dos rios e lagos estão contaminados, inclusive o Aqüífero Ogallala, que se extende por 8 estados e, em algumas zonas, seu caudal diminuiu 30 metros. Estes dados podem ser encontrados no livro “À Caça do Ouro Azul” dos cientistas canadenses Barlow e Clark, ou em muitíssimos estudos que chegam às mesmas conclusões.
Bem... no documento Santa Fé IV, preparado por um influente grupo do Partido Republicano em 2000, se expunham os elementos geoestratégicos de segurança nacional estadounidense, e se teria que garantir que os países do Hemisfério Sul não sejam hostis aos interesses norte-americanos. Em outro informe de assessores de Reagan e Bush (pai) se especificava “que os recursos naturais do hemisfério estejam disponíveis para responder a nossas prioridades nacionais”.
Em fevereiro de 2004 vazou para o diário britânico The Guardian um informe secreto do conselheiro do Pentágono Andrew Marshall, que advertia o Presidente Bush dos efeitos do aquecimento global e, entre eles, a falta de água potável, sugerindo que os EUA deveriam estar em condições de apropriar-se desse recurso estratégico, onde quer que esteja e quando seja necessário.
Em 25/09/2005 o diário argentino Clarín noticiava: “Marines no Paraguai: se reaviva o temor sobre os recursos naturais”. Aumentam as suspeitas de que a presença militar esteja vinculada com a água. Pelo que sei, os marines permanecem em solo paraguaio sob o pretexto de neutralizar supostas células terroristas. Se até se disse que Bin Laden foi visto na tríplice fronteira... justo na região onde a grandiosidade do Aqüífero aflora.
Por último, comento que há no Exército Argentino planos para um possível conflito de pequenas ou medianas proporções com uma potência estrangeira até o final desta década. Segundo estes planos, o próprio Exército poderia autofracionar-se para operar como unidades guerrilheiras, única opção para enfrentar tal potência.

Idioma: Español
LA MAYOR RIQUEZA DEL MERCOSUR
Vamos a hablar un poco de la mayor riqueza que poseen los países del Mercosur.
El Acuífero Guarani se extiende entre las cuencas de los rios Paraná, Uruguay y Paraguay, y según las últimas estimaciones sería el mayor curso de água bajo la tierra del mundo. Com uma superfície de 1.194.000 km2, se distribuye entre Brasil - 70%, Argentina - 19%, Paraguay - 6% y Uruguay - 5%. Hay estúdios que indican que el Guarani se extendería en la Argentina por uma superfície mucho mayor, llegando hasta los grandes lagos cordilleranos argentinos.
Su capacidad es impresionante: El Guarani puede abastecer de água potable a toda la población mundial en promedio de 100 litros por dia durante 200 años.
Es aqui que empiezan los problemas. Em Europa ya padecen falta de agua pués apenas 5 de sus 55 ríos no están contaminados, y en EE.UU las reservas se acaban ya que el 40% de rios y lagos están contaminados, inclusive el Acuífero Ogallala que se extiende por 8 estados, y en algunas zonas su caudal dismunuyó 30 metros. Estos datos pueden ser encontrados em el libro “ A La Caza del Oro Azul” de los científicos canadienses Barlow y Clark, o en muchísimos estúdios que llegan a las mismas concluciónes.
Bien... En el documento Santa Fé IV, preparado por un influyente grupo del Partido Republicano en 2000, se planteaban los elementos geoestratégicos de seguridad nacional estadounidense, y se tendría que garantizar que los países del Hemisfério Sur no sean hostíles a los intereses norte americanos. En otro informe de asesores de Reagan y Bush (padre) se especificaba “que los recursos naturales del hemisfério estén disponibles para responder a nuestras prioridades nacionales”.
Em Febrero de 2004, se filtró para el diário britânico The Guardian un informe secreto del consejero del Pentágono Andrew Marshall, que advertía al presidente Bush de los efectos del calentamiento global y entre ellos la falta de água potable, sugiriendo que EE.UU debía estar em condiciones de apropiarse de ese recurso estratégico, allí donde esté y cuando sea necesario.
Em 25/09/2005 el diário argentino Clarín noticiaba: “Marines en Paraguay: se reaviva el temor sobre los recursos naturales”. Aumentan las sospechas de que la presencia militar está vinculada con el água.
Por lo que sé los marines permanecen em suelo Paraguayo bajo el pretexto de neutralizar supuestas células terroristas. Si hasta se dijo que Bin Laden fué visto em la triple frontera... justo em la región donde la grandiosidad del acuífero aflora.
Por último comento que hay en el Ejército argentino planes para un posible conflicto de pequeñas o medianas proporciones con una poténcia extranjera hasta el final de esta década. Por estos planes el próprio ejército podría autofraccionarse para operar como unidades guerrilleras, única opción de enfrentar tal poténcia.

2 comentários:

Marcos Silveira disse...

É claro que precisaremos estar unidos aqui na América do sul se quisermos nos prevenir da ganância dos países do norte, em especial os EUA. As táticas norte americanas são bem conhecidas, e de fato eles parecem já possuir "argumentos" para o seu enredo tradicional: O artista da Vez parece ser o Sr. Hugo Chavez o presidente da Venezuela, este, como já parece antecipar a cobiça de Tio San a invejar-lhe o petróleo, vem distanciando-se e antagonizando Washington tanto quanto possível, só que assim os caríssimos yanques já começaram a lhe pintar a caveira. Dai para a frente o resto do Scripty é simples, após instilarem a revolta em parte do povo da Venezuela, eles se proporão a vir com uma força tarefa com um porta aviões nuclear, alguns milhares de marines para salvar a liberdade e a democracia, desta vez em nome do povo venezuelano, assim fincarão poderosas bases militares na região se assenhoreando da infra-estrutura local necessária aos seus intentos, e dai p/ frente assumirão o controle dos recursos naturais que lhe aprouverem. Logicamente que todos os que se levantarem contra também receberão as tintas do demônio e o castigo dos céus (F-18, F-16, F-15, F-22, A-10 e etc...). Como já disse antes, este filme é meio velhinho, mas ainda está fazendo o maior sucesso, só nos resta esperar, que as aventuras americanas por terras Iraquianas e Iranianas tomem um bom tempo, e que nossos governantes, venham a saber o que fazer com ele.

Anônimo disse...

Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!